Uma das funções do RH estratégico, que valoriza ainda mais o capital humano, é motivar líderes e funcionários, no intuito de conseguir um melhor desempenho da equipe. Mas qual será a melhor forma de atingir esse objetivo?
De acordo com Marcelo Cardoso, especialista em coaching e Programação Neuro Linguística, motivação é a união de motivo e ação. “O motivo são os propósitos que nos levam a fazer algo por nós. Isso quer dizer que todas as pessoas têm dentro de si motivos para fazer algo e, colocam isso em ação para chegar a um fim. Ou seja, todos nós perseguimos nossos objetivos. E não estou aqui falando de grandes objetivos, falo dos mais simples também”.
Então, se a motivação vem de dentro e todos a possuem, por que há pessoas desmotivadas? Pessoas desmotivadas não produzem. Diferente do pessoal, no campo profissional, a motivação não é somente intrínseca, há fatores externos que influenciam diretamente na produtividade. Neste caso, o líder, precisa estar atento e identificar quais problemas geram um ambiente desmotivado dentro da empresa. “Analisando algumas situações, podemos chegar à conclusão que a falta de objetivos e planejamento são as principais causas da falta de motivação”.
Por isso é essencial que as empresas criem um clima onde as pessoas sintam-se motivadas. Bom salário e benefícios nem sempre são suficientes. “O bom líder é aquele que encoraja seus funcionários a serem mais criativos, que dá autonomia em suas ações, que traça objetivos mas com flexibilidade para alcançá-los, que foca nas possibilidades, não nos problemas”, afirma.
Além disso, o especialista afirma que o verdadeiro líder faz com que seus colaboradores sintam-se especiais e capazes de atingir seus objetivos profissionais e pessoais. “Propiciar um ambiente de trabalho confortável e ao mesmo tempo desafiador faz com o que o colaborador se sinta reconhecido. E não há nada mais motivador para uma profissional que o reconhecimento”, finaliza.
Matéria do site Salário BR