Você tem coragem para liderar quando tudo dá errado?

ba18ccd6840fa05d5f6b8337adb49668

O silêncio e a ausência de Dilma nas manifestações contrárias ao seu governo, nos remete à seguinte pergunta: Você tem coragem para liderar quando tudo está dando errado?

Nas empresas também há momentos em que a situação se torna muito grave. Por maiores que sejam os esforços de todos, podem ocorrer fatos que causam grandes danos à companhia, como: declínio acentuado nas vendas, um grave acidente, um evento que coloca em risco a marca ou uma alteração da lei de maneira abrupta e desfavorável à empresa.

Nesses momentos, quando todos estão trabalhando mas tudo parece dar errado, mais importante do que a fala do líder é a sua presença. Sem ela, as pessoas se desorientam, perdem o ânimo e começam a duvidar de que a situação tenha uma saída.

A causa disso está no fato de que, para ser líder, o indivíduo deve ter um propósito elevado, conhecimento sobre liderança e coragem.

Portanto, a solução passa, necessariamente, pela reflexão de por quais motivos alguém deseja liderar. Se esses motivos não remeterem a um propósito elevado, que promova a coexistência, a construção e o crescimento de todos, é melhor o candidato a líder desistir de seu intento. Pois, o líder nada mais é do que o guardião de um propósito. E ele sabe que sua causa é como a chama de uma tocha que merece ser levada a muitos para que ilumine a todos.

O líder também deve ter conhecimento sobre competências que deve exercitar para formar outros líderes. Quando o líder forma somente seguidores, na sua ausência eles se desorientam, quando deveriam agir e dialogar pautados pelo propósito elevado.

Por último, a coragem, por vezes, se expressa somente pela presença. Imagine um barco à deriva, em meio a uma tempestade. Estão todos na cabine olhando para o comandante que, na proa do navio, segura firme o leme. E ele pode até estar pensando: “Vamos morrer todos. Não vai sobrar ninguém!”. Mas, ao voltar-se para as pessoas, abre um imenso sorriso e faz um sinal de positivo com as mãos.

Nos momentos mais agudos, o líder deve ter a coragem de manter-se firme no leme, mesmo que não tenha palavras para dizer. Ele jamais abandona as pessoas.

Portanto, seja qual for sua inspiração para a liderança, tenha uma causa, isto é, um propósito elevado

Que ele seja tão marcante, relevante e inspirador que faça valer a pena você ter coragem para defendê-lo e convidar a todos a compartilhá-lo.

Vamos em frente!

Artigo originalmente publicado em O Globo

Share Buttons

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Posted in: Blog
Comente: