Sonhos movem o mundo

Space-image-space-36270547-1280-842

Se analisarmos em profundidade a origem dos movimentos sociais no mundo, das grandes descobertas científicas, das obras de arte, das invenções revolucionárias e das criações das grandes empresas vamos descobrir que, em sua maioria, estão relacionadas ao sonho de um pioneiro, um empreendedor, um artista, um cientista. Todas as grandes realizações são fruto do sonho de alguém. O mundo é movido a sonhos!

Personalidades históricas e políticas como os dois JKs, - John Kennedy e Juscelino Kubitscheck, Nelson Mandela, Cristóvão Colombo e Martin Luther King são exemplos de personagens taxados de visionários por acreditaram em seus sonhos.

Muitas empresas brasileiras de sucesso são também fruto de sonhos bem sonhados. Seguem alguns belos exemplos: a Embraer com os sonhos de Ozires Silva, a Natura com Luiz Seabra e a Amil com Edson Godoy Bueno.

Todos traçaram planos para realizá-los, superaram obstáculos e com muita determinação mudaram a história do seu tempo. Um conquistou a América e construiu a primeira cidade do Novo Mundo, outro criou condições para a chegada do homem à Lua.

Semana passada tive a oportunidade de visitar, mais uma vez, o Air and Space Museum, em Washington, capital americana. E pude ouvir de novo a gravação de um discurso emblemático que mencionei no meu livro “Você é do tamanho dos seus sonhos”.

"Até o final desta década colocaremos um homem na Lua..." foram as palavras iniciais de Kennedy em 1961 para convencer o Congresso americano a financiar o programa espacial da NASA. Uma lição de como estabelecer uma meta estratégica, um sonho e um propósito comum em um país. Mas o melhor do discurso foi quando ele completou a frase "...e o traremos de volta vivo!". Ou seja, o significado de um sonho só é válido se contemplar todos os interessados.

Kennedy sonhou alto e cumpriu a meta. Em 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong pisou na Lua e voltou vivo pra casa. Quem não se lembra dessa célebre frase que marcou a descida do astronauta Neil Armstrong: “Um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a Humanidade”?

E os demais também lutaram e conseguiram transformar seus sonhos em realidade: o fim do apartheid na África do Sul, a construção de Brasília e, mais recentemente, Barack Obama, trouxe a eleição do primeiro negro para ocupar o Salão Oval na Casa Branca, simbolizando uma nova inserção dos Estados Unidos no conturbado cenário internacional do século XXI.

Todos sonharam com a cabeça nas nuvens, mas com os pés muito bem plantados no chão. Sonharam com os olhos bem abertos, acreditaram e lutaram pelos seus sonhos. E, você, já se encorajou a batalhar pelos seus desejos e aspirações?

Artigo do site Administradores.com

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Posted in: Blog
Comente: