Resiliência

Gymnastics-Artistic-06

Renata Borges - Coordenadora de Projeto

Considerando Resiliência uma das palavras que define boa parte da história da minha vida e traz consigo características tão pertinentes á sociedade de uma maneira geral, torna-se um tema muito interessante para o desenvolvimento de palestras que relacionem as experiências do esporte com a vida profissional de qualquer pessoa que tenha dentro de si o desejo de superar a dificuldades,"dar a volta por cima" diante dos percalços da vida em todos os âmbitos.

A definição da palavra em sua essência, como habilidade de se adaptar e superar com sucesso aos desafios, dificuldades e adversidades cotidianas, nos permite a compreensão de que esse desejo está intrínseco em todos nós.

A resiliência se apresenta de maneira mais intensa quando nos deparamos com situações de enfrentamento, onde o otimismo, as atitudes positivas, a calma e a capacidade de enxergar alternativas sem perder o controle emocional farão toda a diferença no momento da adversidade. A resiliência no atleta pode estar associada à sua capacidade de enfrentar problemas e procurar um suporte social, já que atletas de alto rendimento precisam estar preparados para responder aos desafios e níveis de exigência do esporte, incluindo competições e lesões.

A carreira no esporte propicia várias experiências e momentos que nos levam a estar frente a frente no combate, onde na maioria das vezes o maior adversário é vc mesmo, os maiores desafios só dependem do nosso próprio desempenho agregado a diversos fatores que encontramos dentro e fora do esporte. Podendo citar diversos valores essenciais no desenvolvimento desse processo: espírito de equipe, cooperação, companheirismo, integração, personalidade, orgulho de vestir a camisa, entre outros. Esses valores também estarão relacionados ao trabalho.

Atrelar as experiências do esporte ao mercado de trabalho pode proporcionar ás empresas a compreensão do seus colaboradores o verdadeiro sentido do trabalho em equipe, esclarecendo o quão importante o papel de cada indivíduo no sistema produtivo da mesma.

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Comente: