Outubro Rosa – conscientização e alerta sobre o câncer de mama

breastCA1-1

Começa nesta quarta-feira (1) a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 a estimativa é que ocorram 57.120 novos casos de câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. A taxa de mortalidade ainda é alta, comparada a dos países desenvolvidos, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado. São dados alarmantes, portanto, as políticas de saúde devem ser concentradas predominantemente na sua prevenção e diagnóstico precoce.

Pesquisadores americanos indicam que ocorreu um aumento de casos de câncer de mama entre as mulheres de 25 a 34 anos, com progressões cada vez menores nas mulheres mais velhas. Torna-se necessário alertar os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, como: histórico familiar, idade, menarca precoce, menopausa tardia, a ingestão de bebidas alcoólicas, a exposição a radiações ionizantes antes dos 35 anos, a primeira gravidez depois dos 30 anos e também o fato de não ter filhos.

Diversas cidades estão promovendo eventos como forma de divulgação da campanha, que vão desde a oferta de exames médicos até iluminação especial em monumentos simbólicos.

E na sua empresa?

Os problemas pessoais impactam na vida profissional. Perda de concentração e um baixo rendimento afetam diretamente na produtividade da empresa e na vida das pessoas.

São questões de saúde, emocionais, preocupações com familiares, que podem levar o funcionário a apresentar resultados inferiores à sua real capacidade, por conta de desequilíbrio nas relações e uma vida mais estressante.

Engaje-se neste movimento e ajude na conscientização e na prevenção do câncer de mama.

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe