Os realities e a TV brasileira

??????????????????

Muito se fala da falta de criatividade da TV brasileira, mas poucos conhecem as verdadeiras dificuldades para criar, desenvolver, produzir, comercializar e exibir um conteúdo de qualidade.

Quem é que não se recorda do 29 de Janeiro de 2002 quando estreou o BBB? E a Casa dos Artistas com transmissão simultânea no rádio em 2001? E a prova de comida do Programa “No Limite” ? Quem nunca se imaginou numa das provas do Aprendiz?

No mundo, o gênero de programação denominado reality show ou show da vida real, faz sucesso há muitos anos. Como exemplo temos o Survivor nos EUA, indo para a 30ª temporada, o Amazing Race indo para a 26ª, o American Idol indo para a 14ª. É obvio que, depois de alguns anos, todos os formatos precisam de novo oxigênio, alguma plástica. Daí surgem X Factor, indo para 4ª temporada, Rising Star indo para a 2ª - citando nomes no campo da competição musical.

A TV brasileira, tão reconhecida pela qualidade das suas novelas, teve em 2014 um conteúdo impecável, demonstrando que quando bem feito, o anunciante adere e a audiência aplaude. Esse conteúdo chama-se MasterChef. Um show da vida real, no campo da competição culinária, com três chefes de cozinha renomados que mais pareciam grandes e consagrados apresentadores. O resultado foi certeiro! Na sua final, liderou a audiência em São Paulo e no Rio, certamente deixando contentes os executivos da Band, as agências e anunciantes que apostaram na 1ª temporada do formato. Não é à toa que as inscrições para a próxima temporada já estão abertas.

Qual a lição para as emissoras verde-amarelas?

A mídia TV agrega, gera assunto em família, gera assunto nas redes sociais, demonstra sua força quando bem executada.

Não tenham receio de investir. A audiência está sentada no sofá, no ônibus, no carro, no computador à espera de bons programas. O retorno é certo!
Criatividade em novos formatos, certamente trará novos anunciantes ávidos por um mercado consumidor brasileiro cada vez maior.

Leia Mais: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/ponto_de_vista/2014/12/18/Os-realities-e-a-TV-brasileira.html#ixzz3PYzPiNNA

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe