Metodologia LEGO SERIOUS PLAY

LEGO-Team-building

O mundo corporativo tem uma nova tendência quando o assunto é gerar resultados. A chamada vivência LEGO SERIOUS PLAY já foi aplicada com sucesso em grandes empresas de todo o mundo, como 3M, AT&T, Boeing, Hewlett-Packard, Microsoft, Sony e Disney, e já está conquistando organizações brasileiras.

O LEGO SERIOUS PLAY é uma metodologia que foi desenvolvida pela LEGO em parceria com o MIT, e pode ser traduzida para o português como “brincadeira a sério”. O objetivo é levar os membros de uma equipe a criar metáforas de suas identidades organizacionais e a narrar experiências usando peças e elementos LEGO. Os participantes desenvolvem essas tarefas contando histórias por meio da construção de cenários imaginários tridimensionais das pecinhas de encaixe.

Segundo o sócio-fundador da empresa de coaching UM%, Fabio Di Giacomo, o conceito é considerado vivencial e inovador e visa incentivar o pensamento criativo na cultura das empresas, com temas específicos.

“O assunto tem sido encarado com seriedade, fomentando a imaginação criativa nas corporações e trazendo bons resultados. A integração da equipe ao final dos workshops é algo surpreendente. O ganho é de engajamento e comprometimento, e o aumento de performance é garantido”, afirma ele.

Ao aplicar o método, os participantes desenvolvem habilidades para se comunicar de modo mais eficaz, exercem a imaginação mais facilmente e abordam as suas tarefas com confiança, empenho e visão ampliada.

Dentre os resultados apontados pela metodologia, destacam-se a maior participação na construção, maior abertura para novas ideias, compartilhamento de informações e a melhoria no processo de tomada de decisões.

“O ponto fundamental a ser trabalhado é que, com a ‘LSP’, atuamos na representação interna dos participantes, e ela é uma imagem que temos em nosso cérebro e que nos guia. Isso aumenta não só o alinhamento estratégico, como também o comprometimento dos participantes”, conclui Di Giacomo.

Matéria do site Profissional & Negócios

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Posted in: Blog
Comente: