Job rotation: processo traz bons resultados para as empresas

learning_objectives-01

Na hora de treinar algum novo funcionário ou mesmo descobrir se algum funcionário poderia trazer melhores resultados atuando em outro setor, muitas empresas adotam o job rotation. De acordo com o administrador Gustavo Periard, nesse processo o funcionário passa por diversas áreas da empresa durante um determinado período de tempo, a fim de conhecer todos os processos, atividades e especificidades de cada área. Ao final do processo, o funcionário é alocado no setor que mais se destacou.

Mas os benefícios não param por aí. O job rotation é uma valiosa ferramenta de aprendizagem para os profissionais recém-contratados, já que nem sempre os que chegam conseguem assimilar como a organização funciona em sua totalidade.

Além disso é considerado valiosa para o desenvolvimento dos talentos, uma vez que permite que os profissionais vivenciem situações novas e com isso desenvolvam ou aprimorem competências técnicas e comportamentais

Com os funcionários que já estão na empresa, os resultados são ainda melhores. O processo permite que o profissional conheça a realidade de outros departamentos, e passe a atuar de forma a melhorar seu próprio trabalho para facilitar o dos outros. O procedimento permite ainda que líderes descubram as competências de funcionários que possam ter passado despercebidos com a correria do dia a dia. Assim, as lideranças podem realizar um remanejamento de função ou mesmo promover para um cargo mais elevado.

O job rotation também pode motivar, já que oferece desafios que jamais tinham sido apresentados ao funcionário. E como sabemos, talento desafiado torna-se sinônimo de profissional motivado a vencer obstáculos. Motivado, o colaborador tem mais chance de liberar o seu potencial criativo dentro da organização.

O importante é que todos os funcionários da empresa estejam abertos às experiências proporcionadas pelo processo, para que todos saiam ganhando.

Matéria do site Salário BR

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Posted in: Blog