Gerentes financeiros: fundamentais para a sustentabilidade das empresas

building

Definir políticas específicas, objetivos e metas para as atividades financeiras, planejando, coordenando e controlando ações que envolvem desde a previsão de fluxo de caixa até o controle orçamentário, visando proporcionar segurança econômica à empresa. Essas são algumas das tarefas atribuídas aos Gerentes Financeiros, profissionais essenciais para o crescimento sustentável de qualquer companhia.

De acordo com José Luis Amancio, contabilista e economista pós Graduado pela FGV- Fundação Getúlio Vargas, muitas mudanças e evoluções ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade, o que alterou também as atribuições e focos do Gestor Financeiro.

“Com a redução dos índices inflacionários e ciranda financeira o foco de finanças passa de tesouraria para controladoria, gerando informações gerenciais para tomada de decisões; planejamento, para se traçar estratégias de diferenciação e melhoria do desempenho empresarial e controle de custos, para gerenciar os custos para manter e maximizar os resultados financeiros”, afirma.

Um gerente financeiro deve ter formação em finanças, contabilidade ou economia para trabalhar neste cargo. Nas empresas com alcance internacional, o gerente financeiro deve ter conhecimento e experiência em finanças internacionais e em economia global, o que requer um grande conhecimento das leis de conformidade e regulamentos.

Além disso é desejável ter espírito de liderança, uma vez que esse profissional supervisiona o departamento de finanças ou de contabilidade de uma organização, o que requer habilidade de dirigir as atividades dos outros. Um líder deve ser capaz de supervisionar os funcionários, bem como delegar obrigações a outros trabalhadores qualificados na área de finanças.

Gerentes financeiros também trabalham com outros gerentes na empresa e devem ter a habilidade de simplificar informações financeiras e transformá-las em linguagem comum. Habilidades de comunicação verbal ou escrita são essenciais para este cargo. Gerentes devem ter conhecimento de negócios e dos vários departamentos da empresa.

Para esses profissionais, os salários são atraentes. Trainees começam a carreira ganhando R$ 3.884,22 em empresas de médio porte, enquanto profissionais com mais de 8 anos de experiência chegam a ganhar mais de R$ 11.000,00, de acordo com levantamento do Salário BR.

Materia do site Salário BR

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Posted in: Blog