Faça sua rede de contatos (realmente) funcionar

coffee-business

Pare um minuto, pense na semana que passou e responda: quanto tempo investiu para desenvolver sua rede de relacionamento?

Muitos não se dão conta disso, mas cerca de 70% das vagas de empregos são preenchidas pela rede de relacionamento dos interessados - e esse indicador sobe de acordo com a importância do cargo. Além disso, as chances de fechar um negócio são 80% maiores quando referenciado por alguém da sua rede de contatos.

Como se vê, há uma forte correlação entre a força da sua rede de relacionamentos e a sua carreira, ou o seu negócio. Portanto, se pretende ter uma boa trajetória profissional, fortalecer sua rede de relacionamento não é uma opção, é obrigação.Não há segredos para desenvolver uma boa rede de relacionamentos, e alguns fazem isto naturalmente. Se está nesse grupo, você:

Usa o que tem de melhor Pessoas bem relacionadas são autênticas e isso independe da sua idade, status social, riqueza ou conhecimento. Quando descobre o melhor de você e o utiliza para o bem dos outros, sua rede aumenta naturalmente. Pense em, pelo menos, um conhecimento e uma habilidade que tenha e utilize-o para ajudar outras pessoas.

É uma pessoa interessante (e interessada) O que torna uma pessoa interessante não é o seu nível aprofundado de conhecimento, mas suas múltiplas curiosidades. Por ser curioso em diversos temas, esse indivíduo tem conhecimento em muitas áreas, o que o torna mais interessante e mais interessado nas pessoas que pode ajudar - e, principalmente, naquelas com as quais pode aprender.

Mantém-se elegante diante das pessoas (presencial e virtualmente) Isso não está relacionado ao valor daquilo que você usa, mas ao modo como se apresenta para as pessoas. O seu melhor não deve humilhar, horrorizar ou distanciar as pessoas. Isso vale para todo o seu jeito de ser, online e off-line. Ser elegante é ser simples e cordial, sem ser simplório e bajulador. A simplicidade facilita a compreensão e a cordialidade das interações.

Ajuda sempre (para ser ajudado de vez em quando) Há um milagre da multiplicação que consiste no seguinte: quanto mais você compartilha o seu melhor, melhor você fica. Assim, preocupe-se em ajudar mais do que pedir ajuda para a sua rede de relacionamentos.

Desenvolve virtualmente a rede de contatos (que já tem) Muitas oportunidades chegam pelo Linkedin, mas vão embora pelo seu Facebook ou Instagram. Mostre o seu melhor nas redes sociais, tomando o cuidado de ser interessante e interessado no que as pessoas da sua rede de contatos estão fazendo de relevante. Tente ser útil em todas as suas interações. Cada vez mais as pessoas mostram na internet o que verdadeiramente são. E isso tem fechado portas que dificilmente se abrirão novamente.

Esforça-se para aparecer mais, interagir mais e misturar-se mais Vá a mais eventos, encontros, feiras e cursos do seu segmento de atuação. Se tiver dificuldade em interagir com desconhecidos, crie metas para guiá-lo: por exemplo, para cada pessoa conhecida que encontrar no evento, obrigue-se a conhecer mais três novas. Ou pense em uma determinada cor antes de chegar ao evento e converse com todas que estiverem usando uma roupa no mesmo tom. Quantidade também leva a uma melhor qualidade da sua rede de relacionamentos.

Sabe que não tem nada a perder Precisa contatar uma determinada pessoa? Utilize seus conhecidos ou conhecidos dos seus conhecidos para introduzi-lo(a). Afinal, isso aumenta em 70% a 80% suas chances do sim.

Simplesmente gosta de ajudar!

Matéria do site PEGN

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Posted in: Blog
Comente: