81% dos diretores de RH de empresas brasileiras temem perder talentos em 2015

empty-office

Perder talentos é uma preocupação dos diretores de RH de empresas do mundo todo, especialmente no Brasil, onde a escassez de profissionais qualificados permanece. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half que mostrou que 81% dos diretores de RH do Brasil sinalizam preocupação sobre perder talentos em 2015. Desse total, 31% se mostra "muito preocupado". "No Brasil, independente da crise econômica, ainda observamos a escassez de profissionais qualificados para algumas posições e cargos", afirma Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half no Brasil.

A pesquisa foi realizada com 1675 diretores de recursos humanos de empresas de 12 países em novembro de 2014 e divulgada nesta semana no Brasil. Foi perguntado a eles como se sentiam a respeito de possíveis perdas de talentos em suas expectativas empresas. A resposta poderia ser de quatro formas: "Muito preocupado", "Um pouco preocupado", "sem preocupação" ou "não sei dizer". A média de "preocupação" dos gestores ficou em 74%, enquanto a menor taxa ficou com gestores de empresas da Suíça (61%), onde 35% se disseram não enxergar "nenhuma preocupação".

Segundo Mantovani, os principais desafios que os gestores de RH enfrentam hoje é ter que lidar com uma alta rotatividade de funcionários e a dificuldade de manter os talentos por mais tempo dentro das organizações. "As empresas têm percebido a dificuldade de identificar profissionais que sejam capacitados na parte técnica, com habilidades comportamentais e que sejam aderentes à cultura da organização. Por isso existe o receio em perder os talentos e a prioridade é retê-los", afirmou.

Para ele, embora exista uma tendência crescente de profissionais buscarem oportunidades alternativas, o movimento de saída é geralmente para outra empresa. "É possível no entanto ver um movimento de quem opta por trabalhar em projetos temporários, com maior autonomia e flexibilidade".

Matéria do site Época Negócios

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Comente: