37,6% dos jovens brasileiros ligam trabalho ao prazer

Estima-se que 37,6% dos brasileiros relacionem o termo trabalho ao prazer, e, consequentemente, uma forma de expressão que contribui para a construção da identidade. A informação é do levantamento Jovens e o Sentido do Trabalho, realizado pela 99jobs.com, comunidade de carreiras voltada para jovens de 18 a 24 anos, em parceria com a Oficina da Estratégia, que entrevistou 1.625 pessoas no segundo semestre de 2014.

Também de acordo ainda com a pesquisa, 38,5% dos respondentes disseram que o trabalho está ligado ao conceito de empregabilidade e um plano de carreira. Para 16,1% o trabalho é visto com uma relação de troca, motivada pelo interesse econômico. Já para 4,1% dos entrevistados, trabalho é uma forma de obtenção de satisfação por meio de objetos de consumo e para 3,5%, o trabalho está ligado a dever e obediência a normas.

Como explica Alexandre Pellaes, porta-voz da 99jobs.com, os resultados mostram que a definição de trabalho está passando por uma grande transformação. Reforçando esta ideia, nota-se que na pesquisa, os entrevistados foram convidados a responder o que fariam se ganhassem na loteria e pudessem passar o resto da vida sem trabalhar.

Apenas 5% afirmaram que parariam de trabalhar, enquanto 89% disseram que continuariam trabalhando normalmente, mas de forma diferente e 6% continuariam no mesmo emprego.

Matéria do site Profissional & Negócios

Share on LinkedInShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someoneCompartilhe
Comente: